Nas Notícias

Avança em 2020 a eletrificação da linha do Douro

É um desejo antigo e, em breve, deverá passar do papel à prática. A eletrificação da linha do Douro, entre Marco de Canaveses e Régua, deverá ser uma realidade em 2020.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, após uma reunião tida com a empresa Infraestruturas de Portugal (IP).

A obra terá uma extensão de cerca de 50 quilómetros e, de acordo com a autarquia de Baião, o projeto será assegurado por um consórcio internacional e, nesta altura, encontra-se na fase de estudos e análise, devendo ir a concurso no final deste ano.

Este é projeto que há muito é ambicionado por todos na região e tem prevista a sua conclusão em 2022.

“É um investimento estruturante para a mobilidade das pessoas e para o turismo da região”, explica a Câmara Municipal de Baião.

“O investimento a efetuar terá impactos positivos, diretos, junto dos utentes do comboio, permitindo a redução do tempo de ligação entre o Porto e a Régua, assim como uma maior comodidade dos seus utilizadores ao incorporar equipamento mais moderno”, refere ainda a autarquia.

Os trabalhos de eletrificação da linha deverá ainda ter “especial atenção na componente turística e ambiental”, isto numa região tão marcada pelo turismo no Douro.

“Importante no desenvolvimento económico da região.”

A eletrificação da linha será acompanhada de uma “renovação integral da via, incluindo as plataformas, a incorporação de estruturas de suporte para sinalização e telecomunicações”.

Mas os trabalhos não se ficam por aí e o projeto prevê ainda “o rebaixamento de via-férrea ou a substituição de quatro passagens superiores, assim como intervenções nas estações e apeadeiros”.

Em destaque

Subir