Economia

Autoeuropa volta a parar por falta de peças

A Autoeuropa tem estado nas notícias por causa do conflito entre trabalhadores e administração, mas é a falta de peças que está na origem da paragem de produção, marcada para 12 e 13 de fevereiro. Será a quarta vez em apenas dois meses.

A fábrica já tinha estado parada a 15 de dezembro (ruptura de stock dos fornecedores, informou a empresa), de 26 a 29 de dezembro (quebra no fornecimento de peças críticas) e na tarde de 31 de janeiro (más condições climatéricas na zona do Mediterrâneo, que impediram o transporte das peças provenientes de África).

Uma fonte oficial, citada sem identificação pelo Negócios, informou que a produção do T-Roc, o novo modelo da Volkswagen, será interrompida entre segunda e quarta-feira da próxima semana.

“Devido a uma quebra no fornecimento de escapes, que impossibilita o normal fluxo de produção, o próximo dia 12 de fevereiro, segunda-feira, será marcado como ‘downday’ coletivo”.

A produção será retomada pelo turno da noite de quarta-feira, ou seja, a partir da meia-noite.

Esta paragem forçada é a primeira desde que os funcionários da Autoeuropa foram forçados a trabalhar ao sábado, o principal ponto de discórdia entre os trabalhadores e a administração da empresa.

Em causa estão os horários, por incluírem o sábado como dia de trabalho obrigatório, e a remuneração do mesmo como se fosse um dia de trabalho ‘normal’ e não extraordinário.

O novo horário foi imposto de forma unilateral pela empresa depois de falhados dois acordos com os trabalhadores.

Em destaque

Subir