Nas Notícias

Autárquicas: Votação deve ser “serena, responsável e esclarecedora”, apela Cavaco Silva

cavaco silvaO Presidente da República, Cavaco Silva, aproveitou a visita a Melgaço para desejar que as próximas eleições autárquicas “decorram de forma serena, responsável e esclarecedora”, apesar das polémicas levantada pela dupla interpretação da limitação de mandatos.

As eleições autárquicas deste ano podem tornar-se polémicas pela combinação de dois fatores: a lei de limitação de mandatos para os presidentes dos municípios pode ser lida de duas formas, o que leva alguns tribunais a validar candidaturas e outros a impedirem-nas; e o Parlamento aprovou uma reorganização administrativa, o que poderá culminar na extinção de freguesias (motivando boicotes e protestos) ou na mudança de cadernos eleitorais.

A situação é encarada com preocupação pelo Presidente da República. Numa ronda pelo Minho, Cavaco Silva deixou um apelo à responsabilidade e manifestou confiança de que o processo será menos problemático do que se antecipa.

“Vão ocorrer eleições autárquicas em breve. Eu faço votos para que decorram de forma serena, responsável e esclarecedora”, afirmou o chefe de Estado, em Melgaço.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir