Nas Notícias

Austeridade “atingiu os limites em muitos aspetos”, reconhece Durão Barroso

durao barrosoA política de austeridade, imposta a países como Portugal e Grécia, falhou, admitiu hoje Durão Barroso. “Não fizemos tudo bem”, explicou o presidente da Comissão Europeia, salientando que os “conselheiros tecnocratas” não souberam explicar como “implementar” o “melhor modelo”.

A Comissão Europeia, um dos três elementos da troika que tem resgatado os países europeus em dificuldades (a par do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional), tem imposto uma política de austeridade que “atingiu os seus limites em muitos aspetos”, como admitiu hoje o presidente, Durão Barroso.

O político português defendeu que a política de austeridade estaria correta se os líderes europeus tivessem sido devidamente aconselhados sobre como a implementar: “uma política, para ter êxito, não pode apenas estar bem desenhada, tem que ter um apoio político e social mínimo. Sei que há conselheiros tecnocratas que nos dizem qual o melhor modelo, mas que quando perguntamos como o implementar, dizem que isso já não é com eles”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir