Mundo

Aumento da confiança na paz em Moçambique faz país crescer 3,5 e 3,7 por cento em 2018 e 2019

O departamento de pesquisa económica do banco Standard prevê um crescimento de 3,5 por cento para Moçambique este ano e 3,7 por cento em 2019, principalmente devido ao aumento da confiança nos progressos no processo de paz.

No mais recente relatório sobre as economias da África subsaariana, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas escrevem que “a previsão de crescimento do PIB para 2018 e 2019 é de 3,5 por cento e 3,7 por cento, devido ao abrandamento da política monetária mais prudente que o antecipado”.

No documento, explicam que “a maior parte da aceleração esperada no PIB é atribuível ao aumento da confiança associada com os progressos no processo de paz”.

Para este ano, os analistas do Standard Bank, um dos maiores a operar em África, esperam um défice orçamental de 4,3 por cento e para o próximo ano antecipam um desequilíbrio orçamental de 3,2 por cento.

No ano passado, Moçambique terá um excedente orçamental, “pelo menos no papel, de 0,1 por cento do PIB, depois de um défice de 3,4 por cento em 2016”, escrevem os analistas, desvalorizando este resultado porque “reflete o impacto positivo do imposto de 353 milhões de dólares pagos pela ENI/Exxon-Mobil”.

No Plano Económico e Social, o Governo estima um crescimento de 4,7 por cento este ano, uma revisão em baixa face aos 5,3 por cento anteriormente previstos, mas ainda assim acima das previsões do FMI, que antecipa uma expansão económica de 3,5 por cento este ano e de 4 por cento em 2019.

Os progressos no processo de paz, dizem, “têm sido encorajadores, o que ajuda a construir a ideia de que a estabilidade política vai prevalecer”.

Em destaque

Subir