Motores

Audi começa WEC a ganhar e quebra hegemonia da Porsche

LottererFasslerTrelyuer4

A Audi regressou às vitórias no campeonato do mundo de resistência (WEC), iniciando da melhor maneira a nova temporada impondo-se nas 6 Horas de Silverstone e quebrando a hegemonia que a campeã Porsche gozava na disciplina.

Numa prova algo dramática, marcada pelo abandono de uma das unidades das grandes marcas envolvidas na categoria principal (LMP1), Marcel Fassler, Benoit Trélyuer e André Lotterer emergiram como os grandes vencedores da corrida.

Apesar dos dois Audi R18 e-tron quattro arrancarem da primeira fila da grelha de partida, o começo da prova pertenceu aos Porsche 919 Hybrid, nomeadamente ao n.º 1 dos campeões Mark Webber, Brandon Hartley e Timo Bernhard, que assumiu a liderança e comandou durante grande parte da corrida.

Só que Bernhard já nem chegou a guiar o carro, uma vez que Hartley acabaria por se envolver num aparatoso acidente quando dobrava o Porsche 911 RSR da Gulf Racing guiado por Mike Wainright.

O Audi levantou ‘voo’ e quando aterrou no asfalto estava bastante destruído, ditando o abandono, apesar dos dois pilotos terem saído ilesos da colisão.

DumasJaniLiebSilverstone2

Nesta altura o Porsche 919 Hybrid n.º 2 ficou na liderança e percebeu-se que a luta seria entre os seus pilotos – Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb – e os do Audi R18 e-tron quattro n.º 7, tanto mais que o outro carro da marca dos quatro anéis ficava pelo caminho.

Apesar de Fassler e Jani se equivalerem no andamento, o piloto da Audi acabou por levar a melhor na estratégia e também na forma como evitou erros, já que Lieb não evitou um contacto com o Ford GT de Marino Franchitti.

O pódio final foi completado pelo Toyota de Anthony Davidson, Sebastien Buemi e Kamui Kobayashi, já que o outro TS050 também não evitou problemas quando um furo desfez parte da sua carroçaria no turno de condução de Kazuki Nakajima.

Na categoria LMP2 falou-se português no lugar mais alto do pódio, em virtude da vitória de Filipe Albuquerque e de Bruno Senna, aos comandos do Ligier da RGR by Morand, que ambos dividiram com o mexicano Ricardo Rodriguez.

AguasPerodoCollardSilverstone2

Mas os feitos lusitanos estenderam-se à classe GTE AM, devido ao triunfo de Rui Águas no Ferrari 458 da AF Corse e do segundo lugar de Pedro Lamy no Aston Martin que mais uma vez partilhou com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda.

Em destaque

Subir