Tecnologia

Audi A6 Avant chega a Portugal em setembro (vídeo)

Audi já exibiu a A6 Avant, que chega a Portugal no mês de setembro. As primeiras imagens do A6 Avant já foram divulgadas. Os primeiros vídeos são arrebatadores. Resta aguardar cerca de quatro meses para poder entrar num concessionário e ficar rendido às sensações de uma proposta requintada, futurista, com um caráter desportivo, mas elegante.

Setembro marca a chegada do Audi A6 Avant ao mercado português, com a exceção do 2.0 TDI de 177 cavalos, que só virá no final do ano. No entanto, não faltam motorizações, desde um potente 3.0 TDI (204 cavalos), ao 3.0 TDI quattro (245). Já para os adeptos dos motores a gasolina, estarão disponíveis o 2.8 FSI (204 cavalos) e o 3.0 TFSI (300). Para mais tarde, a Audi promete o V6 (a versão mais potente da gama A6 Avant), que estará equipada com um motor de 313 cavalos.

Mas não é apenas na área das motorizações que esta proposta se destaca. Com uma postura mais desportiva, o A6 Avant emagreceu 70 quilogramas, em comparação com a geração anterior, graças à elevada quantidade de materiais em alumínio: 20 por cento. Essa ‘elegância’ não se nota ao primeiro olhar, mas representa um ganho significativo em termos de performance e consumo.

A Audi propõe quatro opções no que diz respeito às caixas de velocidades: três automáticas (S Tronic com embraiagem dupla e sete velocidades; Multitronic de variação contínua e Tiptronic de oito velocidade) e uma manual de seis velocidades.

Na área do equipamento, também há trunfos fortes: destacam-se a direção assistida eletromecânica, com o sistema Audi Select e o controlo ESP de diferencial autoblocante. Já no campo dos opcionais, realce para os bancos com ventilação e aquecimento, o GPS, a inevitável e muito em voga ligação à Internet, ou sistemas de entretenimento e de áudio.

Ainda não é conhecido o preço de comercialização no mercado luso, mas o importador promete uma surpresa agradável: a diferença entre a berlina e a Avant não difere dos modelos anteriores. Nesse sentido, e visto que o A6 Berlina é mais barato que a anterior geração, prevê-se que o Avant também o seja. Em 2012, chegam o todo o terreno e a variante híbrida.

Em destaque

Subir