Apresentações/Novidades

Audi A3 Sedan é um ‘mini’ A4

Audi210Audi frenteA Audi juntou recentemente mais um membro à sua família, o novo A3 Sedan. Uma berlina do segmento médio que se posiciona num ‘nicho’ de mercado que começa a ganhar dimensão; o dos pequenos três volumes ‘premium’

Pode mesmo dizer-se que este novo modelo – que utiliza a mesma plataforma do ‘hatchback’ e da carrinha Sportback A3 – tem propósitos muito específicos de familiar de início de vida, e é anunciado como concorrente direto ao Mercedes CLA.

Audi lateralEsteticamente o A3 Sedan denuncia as semelhanças ao ‘irmão mais velho’ A4, mas só mede 4,46 metros – o mesmo comprimento que tinha a primeira geração do A4. Contudo é mais espaçoso que a variante Sportback (11 milímetros e mais baixo (9 milímetros).

O espaço ganho a bordo não é muito visível, mas existe, não apenas para os cinco ocupantes mas também para a bagagem, já que a sua capacidade cresceu 45 litros, situando-se agora nos 425.

audi interiorSendo um Audi o requinte a bordo não pôde ser dispensável, bem como o equipamento, destacando-se agora um painel de instrumentos onde consta o novo sistema ‘media’ MMI, como disco rígido de 64 GB, leitor de DVD, ecrã de sete polegadas e comando de voz.

Mecanicamente o novo A3 Sedan é proposto para já com três motores quatro cilindros a gasolina e duas a diesel. No primeiro caso temos o 1.4 TFSi (125 cv), o 1.4 TFSi (140 cv) com sistema Cylinder on Demand – que desativa os cilindros quando tal é necessário –, o 1.8 TFSi (180 cv) e o 2.0TFSi (300cv). Este reservado para a potente versão S3.

Audi bagageiraJá no que se refere aos diesel, estará disponível numa primeira fase o 1.6 TDi (105cv) e o 2.0 TDi (150 cv). Haverá mais tarde um 1.6 TDi (110cv), que para já só vai estar disponível no A3 Sportback.

O novo A3 Sedan, que só começará a ser comercializado no final do ano, com todas as motorizações a terem preços diferenciados consoante o nível de equipamento; Attraction ou Sport.

Audi interior10A gama inicia-se nos 28640 euros, para a versão equipada com o motor a gasolina 1.4 TFSi (125 cv), embora a motorização mais interessante no nosso país seja a 1.6 TDi, equipada com caixa manual de seis velocidades e que será vendida a partir de 28840 euros.

Em destaque

Subir