Nas Notícias

Assunção Esteves reúne com capitães de Abril: Quem disse que o problema era deles?

ar 2arAssunção Esteves, presidente da Assembleia, vai encontrar-se com o líder da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço. O encontro decorre nesta quarta-feira e surge após uma exigência dos Capitães de Abril, que pretendem discursar na sessão solene das comemorações dos 40 anos da Revolução.

A presidente da Assembleia da República reagiu mal à exigência dos capitães de Abril, considerando que este é um ‘não-assunto’ e lembrando que a Associação 25 de Abril foi convidada a participar na cerimónia, que decorre no Parlamento.

Assunção Esteves foi convidada a comentar a intenção dos militares em primar pela ausência, caso a sua exigência de usar da palavra não fosse atendida. Numa declaração à imprensa, a presidente da Assembleia à República considerou que “o problema era deles”.

Vasco Lourenço respondeu e disse que se confirmaria a ausência da Associação 25 de Abril naquelas cerimónias evocativas das quatro décadas de Revolução.

No entanto, um aparente recuo de Assunção Esteves permitiu que as duas partes conversassem, já nesta quarta-feira, numa reunião que decorrerá na sede da Associação 25 de Abril.

Este encontro surge por iniciativa da presidente da Assembleia da República, segundo adianta o Público, que cita uma assessora de Assunção Esteves. E o motivo deste encontro é precisamente a polémica que aquela declaração gerou,

Assunção Esteves “telefonou ao início da tarde desta terça-feira a Vasco Lourenço”, informa ainda o Público.

Apesar deste aparente recuo, a pretensão da Associação 25 de Abril não deve ser atendida e o formato das comemorações dos 40 anos da revolução não vai certamente sofrer alterações.

O que poderá acontecer é Vasco Lourenço reconsiderar, recuar e fazer a associação representar-se naquela sessão solene.

Em destaque

Subir