Nas Redes

Assédio no meio artístico português denunciado por ex-concorrente Love on Top

Filipa Penetra, ex-concorrente do programa Love On Top e que está atualmente a dar os primeiros passos enquanto atriz, aderiu ao recente movimento de denúncias de assédio e abuso sexual no meio artístico internacional, e revelou que também ela foi vítima, numa tentativa de subida de carreira a troca de favores.

A ex-concorrente começou por explicar um dos motivos pelos quais ainda “só aparece em pequenas coisas”, com uma publicação onde se lê. “Muitas vezes perguntam-me porque ainda não dei o ‘salto’ na minha carreira ou porque só me vêm aparecer em pequenas coisas. Hoje mostro-vos um dos motivos. O senhor que me enviou estas mensagens é alguém influente nesta área e isto acontece muitas vezes. Tanto a mim como a muitas outras mulheres”.

A denúncia de Filipa Penetra surge através de uma mensagem onde se vê a interesse num “copo de vinho para festejar”. A publicação é acompanhada de um texto onde se destacam as palavras da ex-concorrente: “Acreditem que ainda não ouvir falar de mim. Mas recuso-me subir na horizontal!”.

Muitas vezes perguntam-me porque ainda não dei o “salto” na minha carreira ou porque só me vêem a aparecer em pequenas coisas. Hoje mostro-vos um dos motivos. O senhor que me enviou estas mensagens é alguém influente nesta área e isto acontece muitas vezes. Tanto a mim como a muitas outras mulheres. Acontece nesta área como em muitas outras. Há sempre alguém a tentar tirar vantagem, a tentar persuadir-nos, a tentar iludir-nos com promessas, a assediar-nos descaradamente. Se este senhor tem poder para lançar a minha carreira ou queimá-la? Tem! Se isto já aconteceu outras vezes? Já! Não tenho nem nunca tive “padrinhos”. Sempre disse que se um dia chegar ao topo será por mérito próprio, pelo meu trabalho. Todo este assédio que as mulheres sofrem é triste, muitas vezes nojento. Neste meio costuma ouvir-se “ou comes ou és comida!”. Se estás acima do peso ou com imagem descuidada não consegues os lugares porque não tens o que é preciso. Se estás com tudo no sítio e bem cuidada passas a ser “comestível”. É preciso dizer mais alguma coisa? Sei que não… vocês entenderam. Acreditem que ainda vão ouvir falar em mim sim. Mas recuso-me a subir na horizontal!

Uma publicação partilhada por Filipa Penetra (@filipapenetralot) a

Em destaque

Subir