Motores

Estoril Classic encerrou com chave de ouro

O Estoril Classic, que este fim de semana se realizou no Autódromo Fernanda Pires da Silva, encerrou com mais uma jornada de corridas, de Fórmula 1 e não só. Depois da grande afluência de sábado, a jornada de domingo registou outra enchente, testemunhando o êxito da iniciativa da Race Ready, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais e o Motor Clube do Estoril.

No traçado dos arredores de Lisboa assistiu-se a provas com os monolugares de F1 de outras décadas, bem como de protótipos, GT e carros de turismo clássicos.

Além das corridas, e em plena hora de almoço, o Automóvel Club de Portugal organizou o Rally de Portugal Exhibition – a reedição do slalom que marcou durante muitos anos o início e o fecho do Rali de Portugal no Autódromo do Estoril, tendo como cabeça de cartaz Markku Álen, aos comandos de um FIAT 131 Abarth.

Logo após a exibição do mais famoso dos “Finlandeses Voadores”, tiveram lugares as provas, com o interesse a centrar-se na segunda corrida do fim-de-semana do FIA Masters Historic Fórmula 1.
Uma vez mais, o Shadow DN5 Ford Cosworth pilotado por Nick Padmore arrancou da pole-position, mas desta feita teve forte oposição, batendo o Fittipaldi F5A Ford Cosworth conduzido por Max Smith-Hilliard por pouco mais de dois segundos para conquistar o degrau mais alto do pódio.

A prova do HGPCA Fórmula 1 Pré-1966 foi, igualmente, bastante interessante de seguir, mas o Lotus 16 de Joaquín Folch-Rusinol impôs-se de forma categórica, deixando o Cooper T51 de Barry Cannel a doze segundos e o Cooper T45/51 a dezoito.

Entre as duas corridas de Fórmula 1, foi o espírito de Le Mans que reinou com a prova do FIA Masters Historic Sports Car. Manfredo Rossi Di Montelera (Abarth Osella PA1) levou a melhor sobre a armada de Lola T70s, dos quais o melhor classificado foi o inglês Jason Wright no segundo posto. Ross Hyett (Chevron B16) completou o pódio, ao passo que a dupla lusa Francisco Sá Carneiro e João Cannas (Chevron B16) terminou no décimo primeiro posto, após ter perdido três voltas com uma paragem nas boxes não planeada logo no início da corrida de uma hora de duração.

Na Fórmula Júnior – FIA Lurani Trophy assistiu-se novamente a um domínio dos pilotos transalpinos, mas desta vez foi Pierre Tonetti (Brabham BT6) que levou a melhor sobre Manfredo Rossi Di Montelera (Lotus 22). João Campos Costa (Lola MK5) terminou num honroso quinto lugar após um fortíssimo final de corrida, mas uma penalização pós-corrida atirou-o para o sétimo lugar final.

O programa do Estoril Classic fechou com o Iberian Touring & GT Cars e ao som da “A Portuguesa”. O piloto português Miguel Ferreira (Ford Escort) superou folgadamente o inglês Mark Martin (Ford Cortina Lotus) e o francês Michel Renavand (BMW 2002 Ti).

Em destaque

Subir