Tecnologia

As ovelhas vão ligar o Reino Unido à net por wi-fi

ovelhas No Reino Unido, quem precisar de aceder à internet só tem de procurar uma ovelha. Um investigador da Universidade de Lancaster quer criar um sistema wi-fi suportado pelas coleiras dos animais, permitindo que quem more em zonas rurais também possa estar online.

As ovelhas dão-nos leite, lã e internet. Ou melhor, em breve vão fornecer sinal de rede sem fios (tecnologia ‘wi-fi’), permitindo que até nas zonas rurais haja acesso à internet.

A ideia partiu de Gordon Blair, professor e investigador da Universidade de Lancaster que, nos últimos anos, tem abordado a eficiência dos sistemas de rede em zonas remotas.

Neste projeto, as ovelhas serão os ‘hotspots’: à semelhança do que acontece em aeroportos e cafés, por exemplo, basta procurar uma rede sem fios para se aceder à internet.

As ovelhas têm uma outra vantagem para além da mobilidade: são muito numerosas no Reino Unido, em especial nas zonas mais rurais, o que permite antecipar uma larga cobertura de rede.

Para a rede ser concretizada, os colares das ovelhas terão de ser convertidos em repetidores de sinal: recebem o sinal da internet, emitido por um router, e voltam a emitir o sinal para que fique disponível aos aparelhos dos utilizadores (computadores, tablets e smartphones).

Gordon Blair frisou que os colares das ovelhas já são capazes de emitir dados (no protocolo GPS, por exemplo), como os que permitem monitorizar os animais em tempo real.

A ideia captou as atenções dos principais investigadores ligados às novas tecnologias e o Conselho de Engenharia e Física britânico já doou 220 mil euros para o desenvolvimento do projeto.

Em destaque

Subir