Nas Notícias

Às 20h00, Passos elenca novas medidas de austeridade, em forma de corte da despesa

passos coelho11Às 20h00 desta sexta-feira, primeiro-ministro, Passos Coelho, volta a anunciar medidas de corte da despesa, que permitirão ao Estado poupar cerca 4,7 mil milhões de euros. Adivinha-se austeridade, com os funcionários públicos e os pensionistas na mira dos cortes que o primeiro-ministro apresenta.

O Governo prepara-se para aplicar medidas de redução de despesa que vão afetar, sobretudo, os funcionários públicos e os pensionistas. O primeiro-ministro faz uma comunicação ao país, onde tornará pública a necessidade de cortar na despesa. Ou seja: mais austeridade.

Pedro Passos Coelho apresenta o plano nesta sexta-feira, às 20h00, onde anunciar novas medidas, inseridas numa reforma do Estado que visa poupar 4,7 mil milhões de euros.

Os funcionários públicos e os pensionistas são, de novo, o alvo destes cortes. Assim, 18 meses deverá ser o tempo máximo para ficar na mobilidade especial. Depois deste período, o trabalhador deverá ter uma licença sem vencimento, caso não queira a rescisão amigável.

As férias vão ser encurtadas e o horário de trabalho alargado, para 40 horas semanais.

Também haverá cortes nos suplementos remuneratórios e os descontos para a ADSE aumentam de 1,5 por cento para 2,25 por cento do salário.

Perspetiva-se igualmente um aumento da idade da reforma, o que, além de obrigar os trabalhadores do setor público a mais tempo de trabalho, fecha as portas de entrada no mercado laboral a novos profissionais.

Em destaque

Subir