Nas Notícias

Arménio Carlos vai suceder a Carvalho da Silva na CGTP

carvalho_silva1Arménio Carlos deverá ser eleito o novo secretário-geral da CGTP, sucedendo a Carvalho da Silva. As eleições na central sindical decorrem na sexta-feira à noite, sendo que Arménio Carlos, mesmo que não recolha unanimidade, não terá dificuldade em garantir uma vitória.

Os sindicalistas da CGTP vão eleger o seu novo líder, na próxima sexta-feira, sendo que Arménio Carlos deve render Carvalho da Silva no cargo de secretário-geral, com ou sem consenso na votação.

Carvalho da Silva encerra um capítulo iniciado em 1999, data da sua eleição como secretário-geral da Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (designação original). Antes, exercera a função de coordenador.

Filho de uma família de agricultores e licenciado em Sociologia (no seu curso, apresentou um trabalho sobre ‘Acção social: transformação e desenvolvimento’, onde abordou problemas laborais), lutou sempre pelos direitos dos trabalhadores, capítulo que não se encerra com a saída do cargo de secretário-geral.

A sua mais recente intervenção versou os mais recentes desafios dos trabalhadores, perante um novo quadro laboral que a CGTP não apoia. Carvalho da Silva abandona o cargo com o sentimento de que o novo cenário laboral “vai reforçar o poder patronal” e “cortar direitos do trabalho e reduzir a remuneração”.

Num discurso junto à Assembleia da República, Carvalho da Silva acusou o Governo de deitar por terra algumas das vitórias da luta sindical, “ao longo de décadas”, com este acordo de concertação social.

E esta será a primeira grande batalha de Arménio Carlos, sindicalista que entrará em funções no próximo sábado.

Em destaque

Subir