Mundo

Anúncio com uma modelo muito magra proibido pelo regulador britânico

pub banida

A magreza “doentia” de uma modelo levou o regulador da publicidade britânico a proibir um anúncio da marca YSL, publicado na revista Elle. Na imagem é visível uma manequim que, para a Advertising Standards Authority, está “abaixo do peso de forma doentia”.

Um anúncio publicado na revista Elle chocou vários consumidores no Reino Unido, fazendo disparar as queixas no regulador da publicidade, a Advertising Standards Authority (ASA).

Nesse anúncio, da marca de luxo Yves Saint Laurent (YSL), é visível uma modelo com as costelas visíveis e proeminentes, segundo um comunicado emitido pela ASA.

O regulador acabou por proibir a marca de voltar a publicar um anúncio que exige uma manequim “abaixo do peso de forma doentia”, como veio explicitado no mesmo comunicado.

A pose da profissional e a iluminação colocavam o peito em destaque, evidenciando as costelas proeminentes, enquanto as pernas, as coxas e os joelhos tinham a mesma largura, segundo a análise da ASA.

“Por isso, consideramos que a modelo parecia abaixo do peso de forma doentia na imagem e concluímos que o anúncio é irresponsável”, concluiu o regulador, que “recomendou que os anunciantes assegurassem que as imagens nos seus anúncios fossem feitas de forma cuidadosa”.

A ASA salientou que um leitor da revista queixou-se de que o anúncio era irresponsável por usar uma modelo magra demais e que a resposta da YSL não foi esclarecedora.

A empresa “indicou que não concordava com a visão do leitor de que a magreza da modelo não era saudável”, mas sem mais detalhes, acrescentou o regulador.

Nem a YSl, nem a revista comentaram publicamente a decisão até ao momento.

Em destaque

Subir