Nas Notícias

António Costa disponível para coligação com PCP no município lisboeta

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, mostrou-se disponível para uma futura coligação com o PCP, nas próximas eleições autárquicas de 2013. Um dia depois de ter admitido possuir “qualidade úteis” para a liderança do PS, o autarca assume estar preparado para um novo mandato em Lisboa e não vê razão nenhuma para alterar a coligação que o apoia.

Vinte e quatro horas depois de se ter destacado como um possível candidato à liderança do PS, António Costa assumiu como “natural” uma recandidatura sua à Câmara de Lisboa, em 2013. “Em condições normais serei naturalmente candidato: se estiver de boa saúde, se estiver de consciência tão tranquila quanto tenho estado em relação ao trabalho que tenho feito e se tiver condições para uma equipa e um projeto mobilizadores e bons para a cidade”, admitiu.

Em entrevista à agência Lusa, no âmbito do quinto aniversário do seu mandato, o autarca socialista mostra-se disponível em manter a coligação com os movimentos liderados por Helena Roseta (Cidadãos por Lisboa) e por José Sá Fernandes (Lisboa é muita gente), com os quais alcançou a maioria absoluta, em 2009. Afirmando “não haver razão nenhuma para alterar uma equipa que funciona”, António Costa faz um balanço positivo dos últimos três anos de coligação, considerando-a importante para o processo de estabilidade governativa.

“Nem sempre estamos todos de acordo uns com os outros relativamente a tudo, mas temos criado um quadro de governabilidade na câmara que é muito importante”, considerou.

Relativamente a coligações com outras forças partidárias, o autarca fez questão de relembrar a sua vontade, “conhecida desde 2007”, de se aliar ao PCP. “Não posso passar a vida a insistir naquilo que os outros não querem. A minha vontade é conhecida […] e não está alterada. A porta está aberta”, referiu.

O autarca recordou, ter existido, nos últimos anos, “convergência [com o PCP] em muitas matérias”, mas admitiu que a oposição comunista, liderada pelo vereador Rúben de Carvalho, “faz questão de marcar a diferença”. Sobre a probabilidade desta atitude dos comunistas evoluir a favor de uma coligação, António Costa mantém algumas reservas. “Pode ser que haja evolução, mas não sei mesmo. Por mim tenho a porta aberta e continuará a estar. São precisos sinais de convergência, mas não notei nada nesse sentido”, admitiu.

Contudo, tendo em conta a “situação complexa do país e da vida municipal”, o chefe do executivo lisboeta preferiu mostar-se mais concentrado “no cumprimento do mandato”, do que na preparação das próximas eleições. “Temos muita coisa para nos concentrarmos para começarmos a pensar nas autárquicas”, defendeu.

António Costa foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa nas eleições intercalares de 2007 e reeleito, em 2009, com 44,01 por cento dos votos, em coligação com Helena Roseta e José Sá Fernandes, conseguindo assim uma maioria absoluta no executivo.

Em destaque

Subir