Fórmula 1

Antigo campeão do Mundo Jack Brabham morre aos 88 anos

JackBrabham114JackBrabham114 600Jack Brabham, tri-campeão do Mundo de Fórmula 1, faleceu esta segunda-feira na sua casa na Gold Coast (Austrália). Tinha 88 anos e era conhecido no ‘paddock’ como ‘Sir’ Jack, depois de ter sido ordenado como tal em 1979 pela Rainha de Inglaterra, Isabel II.

O australiano sagrou-se campeão do mundo de F1 em 1959 e 1960, e depois uma terceira vez com um carro por si construído em 1966, tornando-se o único a conseguir um título mundial com um monolugar com o seu nome.

Depois desse campeonato, a equipa Brabham conseguiu um segundo título consecutivo, através do neo-zelandês Denny Hulme, mas Jack Brabham só se retirou como piloto depois da sua derradeira vitória, no Grande Prémio da África do Sul de 1970, tinha 44 anos.

Depois da sua retirada ‘Sir’ Jack continuou a participar em vários eventos ligados ao automobilismo, nomeadamente no famoso festival de Goodwood, em Inglaterra, e os seus dois filhos, Geoff e David, enveredaram também por carreiras profissionais como pilotos, tendo David chegado mesmo a competir na Fórmula 1.

A família Brabham, que reside tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido, expressou já a sua tristeza, nomeadamente dois dos netos de Jack Brabham, Matthew e Sam.

“É um dia muito triste para nós. Ele viveu uma vida incrível, conseguindo mais do que qualquer um havia sonhado e vai continuar a viver através do seu impressionante legado”, declarou David Brabham, o mais novo dos filhos do antigo campeão.

O mesmo David Brabham ajudou a celebrar a glória do seu pai em 2009, quando desfilou na pista de Sebring com o Cooper Climax T51 com o qual Jack Brabham se sagrou campeão do Mundo de F1 em 1959.

 JackBrabham214 600“Liderava a corrida quando a 50 metros da meta fiquei sem gasolina. Tive que empurrar o carro até lá, pois se tivesse sido ajudado seria desqualificado. Consegui ser quarto. O que foi suficiente para me sagrar campeão do Mundo”, contou na altura ‘Sir’ Jack, recordando a forma como culminou o seu primeiro título mundial.

Apesar desta história, Jack Brabham não viajou em 2009 à Florida para assistir à homenagem feita pelo filho em Sebring, pois a sua saúde não o permitia.

Para além dos seus três títulos de F1 e 126 grandes prémios entre 1955 e 1970, Brabham ganhou dois títulos de construtores, em 1966 e 1967, venceu 14 grandes prémios e subiu 31 vezes ao pódio.

Em destaque

Subir