Tecnologia

Anónimo arremata o primeiro computador de Steve Jobs por mais de meio milhão

apple1 pcO Apple 1, primeiro computador da empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, foi ontem leiloado por 516 mil euros, na cidade de Colónia, na Alemanha. Um anónimo levou para casa o histórico computador que pertencia a Jobs, montado por Steve Wozniak, à mão.

O leilão do primeiro computador de Steve Jobs atingiu um valor muito superior ao que a Apple tinha definido. A empresa que Jobs fundou perspetivava 300 mil euros, mas o computador – montado à mão por Steve Wozniak, cofundador da Apple – acabou por ser leiloado por mais de meio milhão de euros.

O leilão decorreu na Alemanha, sendo que o comprador não revelou a identidade. Sabe-se apenas que é um cidadão asiático. Passa a deter uma máquina carregada de simbolismo, que faz parte da história da Apple.

Este Apple 1 tinha como atributo o facto de ter sido o primeiro de Steve Jobs, um nome incontornável da marca. Foi criado há 37 anos numa pequena garagem da Califórnia, nos princípios de atividade da empresa norte-americana.

É um dos 50 exemplares que ‘sobreviveram’ ao tempo. Das 200 unidades do Apple 1 construídas, apenas existe meia centena a funcionar. E como é óbvio, só uma poderia ter o título de ‘primeiro computador de Steve Jobs’.

Neste leilão na cidade de Colónia, outro aparelho cativou os colecionadores: uma réplica de uma calculadora de Pascal, criada no século XVII.

Em destaque

Subir