Mundo

Angola: MPLA promete mais democracia se for reeleito

jose eduardo santos angolaNo maior comício da campanha, que decorreu em Luanda, o presidente da República de Angola prometeu continuar a trabalhar pelo aperfeiçoamento da democracia naquele país, caso o MPLA seja reeleito nas eleições gerais de sexta-feira.

O presidente da República de Angola e candidato pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), José Eduardo dos Santos, prometeu “aprofundar” o regime democrático, mas também dar especial atenção “à promoção da mulher e à proteção da família, tal como a luta contra a fome, a pobreza e o analfabetismo”.

As eleições terão lugar na sexta-feira, tendo sido hoje o último de campanha. Mais de 70 mil polícias serão mobilizados para garantirem o normal funcionamento do ato eleitoral.

O MPLA é o único partido político no poder desde 1975, ano em que o país se tornou independente de Portugal, na sequência da guerra colonial (1961-1974). Estas serão as terceiras eleições gerais a que o país se submete.

Em 37 anos de independência, o engenheiro José Eduardo dos Santos é o segundo presidente da República e governa desde 1979, tendo sucedido a Agostinho Neto, falecido nesse ano.

Em destaque

Subir