Nas Notícias

Angelina Jolie sujeita a mastectomia dupla por elevado risco de cancro da mama

angelina 1Aos 37 anos de idade, a atriz Angelina Jolie fez uma mastectomia dupla, cirurgia de remoção completa da mama, para prevenir cancro, revela a atriz, num artigo no ‘The New York Times’. Angelina realizara exames que apontavam para alta probabilidade de padecer da doença, bem como 50 por cento de probabilidade de ter cancro dos ovários. A mãe de Angelina falecera aos 57 anos, vítima de cancro da mama, após 10 anos a lutar contra a doença.

Num artigo publicado no ‘The New York Times’ – texto a que deu o título de artigo ‘My Medical Choice’ [A minha escolha médica] – Angelina Jolie revelou que foi submetida a uma mastectomia dupla, em virtude da alta probabilidade (87 por cento) de padecer de cancro da mama, percentagem estimada pelos médicos.

A atriz, de 37 anos, não acreditou nos 13 por cento que a protegiam, no campo das hipóteses, e decidiu agir de forma preventiva. “Quando descobri que essa era minha realidade, decidi ser proativa e minimizar o máximo risco possível”, explicou a atriz, naquele artigo no jornal nova-iorquino.

A atriz realizou exames que mostraram uma falha genética que aumenta os riscos de cancro de mama e nos ovários. E fez uma mastectomia dupla preventiva.

Angelina Jolie ficou a saber, por outro lado, que enfrenta 50 por cento de risco de sofrer de cancro dos ovários.

“Decidi fazer uma dupla mastectomia preventiva. Comecei pelos seios, uma vez que o meu risco de cancro de mama é maior que o de ovário. E porque é uma cirurgia mais complexa”, detalhou Jolie, no mesmo artigo de opinião.

Os procedimentos médicos a que foi submetida foram mantidos em recato, por questões óbvias. Começaram a 2 de fevereiro e terminaram no passado dia 27 de abril. Angelina colocou implantes mamários, para reconstrução. “Houve muitos avanços neste procedimento nos últimos anos e os resultados podem ser belos”, realçou.

Em destaque

Subir