Nas Notícias

Anafre apela ao “bom-senso” como o último trunfo contra a reforma das freguesias

manif freguesiasO presidente da Anafre alerta o PSD para o risco de ser “trucidado” nas eleições de 2013 caso aprove a reforma autárquica, que agora à tarde é apresentada no Parlamento. Suspender a proposta será a “atitude de bom-senso” a tomar, defende Armando Vieira.

A Assembleia da República vai debater, esta tarde, a proposta de reorganização administrativa territorial autárquica, que prevê a extinção de cerca de mil freguesias. Ainda durante a manhã, o presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Armando Vieira, apelou novamente à suspensão do processo, considerando ser a única “atitude de bom-senso” possível antes das eleições autárquicas de 2013.

“Esta suspensão não é uma derrota de ninguém, é apenas uma atitude de bom-senso e de normalidade de funcionamento do processo democrático em Portugal. Nenhuma força política teria o direito de reivindicar vitória ou de argumentar que a suspensão do processo é a derrota de alguém”, afirmou Armando Vieira, citado pelo Público.

Enquanto militante do PSD, o presidente da Anafre alertou ainda o partido para os riscos que corre em “atacar” o poder local. “Não gostaria de ver o meu partido trucidado nas eleições autárquicas do próximo ano”, confessou Armando Vieira, preocupado com o aumento da tensão social que a questão tem provocado.

“Há muita agitação na sociedade portuguesa e com esta reforma está-se a acrescentar ainda mais tensão, porque mais de 82 das assembleias municipais discordam abertamente deste processo”, explicou o dirigente.

Em destaque

Subir