Nas Notícias

Anacom vai instalar 400 novas antenas da TDT para melhorar sinal de televisão

tdttdt 510A Anacom vai instalar mais de 400 antenas transmissoras de TDT, para melhorar o sinal da Televisão Digital Terrestre. Esta medida surge para corrigir os problemas relacionados com a fraca qualidade do serviço, denunciada numa pesquisa da Deco. Em Comissão Parlamentar, Fátima Barros, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações, abriu caminho para um aumento da quantidade de canais na TDT.

Fátima Barros, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), marcou presença numa comissão parlamentar, nesta quarta-feira, adiantando que está programado um aumento da quantidade de antenas transmissoras de TDT, para aumentar a qualidade do sinal da Televisão Digital Terrestre.

Esta decisão surge depois de um estudo da Associação de Defesa do Consumidor ter denunciado a alegada fraca qualidade da TDT. Em 2012, aquela associação recebeu mais de 434 mil contactos de consumidores insatisfeitos. Os dados demonstram que as reclamações apresentadas no ano passado subiram 19 por cento face a 2011.

Um estudo da Deco sobre a Televisão Digital Terrestre, feito em novembro, detetou problemas de sinal em 62 por cento das casas. É um panorama “desolador”, qualificava a Associação para a Defesa do Consumidor, que denunciou casos de pessoas que não conseguiram ver os problemas resolvidos e tiveram de optar pela televisão paga.

Fátima Barros adiantou que a Anacom vai instalar mais de 400 antenas transmissoras, precisamente para corrigir estes problemas. O projeto vai ficar concluído ainda em 2013.

Por outro lado, nesta comissão parlamentar, a presidente da Anacom abriu caminho a um aumento de oferta no que diz respeito à quantidade de canais. Portugal é um dos países com menos canais em TDT, em toda a Europa.

No Reino Unido, há 43 canais disponíveis em TDT. Em Itália, há 39. Na Alemanha 35, em Espanha 27 e em França 18 canais. E se Portugal tivesse dezenas de canais em sinal digital? A Portugal Telecom tem o seu próprio serviço de televisão: Meo.

Em destaque

Subir