Economia

ANA tem oito interessados na privatização, mas Parpública só deverá vender a gestora em 2013

aeroporto francisco sa carneiroA ANA, gestora do setor aeroportuário, recebeu oito propostas de aquisição, mas não deverá ser privatizada até ao final do ano. A Parpública, holding que gere as participações do Estado, já admitiu que as oito propostas não são vinculativas e que o processo deve prolongar-se até 2013.

Há oito consórcios interessados em comprar a ANA, a sociedade gestora dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro e do terminal civil de Beja. A Parpública, a holding do Estado que detém a maioria do capital da gestora aeroportuária (68,56 por cento, cabendo o resto à Direção-Geral do Tesouro e Finanças), confirmou ter recebido oitro propostas no decorrer do processo de privatização, mas não se compromete a concluir o negócio ainda este ano.

Em comunicado, a Parpública acusou a receção de “oito manifestações de interesse, traduzidas em idêntico número de propostas não vinculativas”, as quais foram apresentadas por “consórcios ou grupos interessados na aquisição do capital social da empresa gestora do setor aeroportuário”.

A privatização da ANA estava prevista para este ano, até para reduzir o peso do setor empresarial do Estado, como recomendou a troika, mas dificilmente o processo será concluído nos próximos dois meses. A Parpública terá agora de qualificar os candidatos para a segunda fase da privatização e só depois o Governo poderá tomar uma decisão final, a qual deverá ocorrer apenas em 2013.

Em destaque

Subir