Economia

ANA: Governo diz “oui” à Vinci e rejeita Fraport, Zurich Fughafen e Corporación América

aeroporto francisco sa carneiroA ANA vai ser vendida à Vinci. A notícia ainda não foi confirmada oficialmente, mas a agência Reuters adianta que a proposta francesa superou as outras três concorrentes: Fraport, Zurich Fughafen/CCR/GIP e Corporación América/Sonae Sierra/Empark.

Por 3.000 milhões de euros, o Governo vai vender a gestora aeroportuária portuguesa, a ANA, aos franceses da Vinci. A decisão ainda não foi confirmada oficialmente, mas desde que a agência Reuters avançou com a notícia que se multiplicam os detalhes sobre a operação. Ao comprar os 95 por cento do capital social (os restantes cinco por cento são para os trabalhadores), a Vinci passa a deter a concessão dos aeroportos portugueses durante 50 anos. Tem ainda de avançar com um sinal de 100 milhões de euros e não poderá vender qualquer participação nos próximos cinco anos.

A confirmar-se, a Vinci, uma empresa que opera nos setores da construção (desde redes rodoviárias a estádios) e das concessões (gere nove aeroportos em França e três no Cambodja), deixou para trás os restantes três concorrentes: a Fraport (alemã), o consórcio Zurich Fughafen (Suíça)/CCR (Brasil) e GIP (um fundo de investimento) e o único consócios com duas empresas portuguesas, a Sonae Sierra e Empark , e que era liderado pela Corporación América (Argentina).

À receita da venda, o Estado terá de descontar os 800 milhões de euros que a ANA, enquanto empresa pública, já pagara pelo contrato de concessão. A verba a pagar pela Vinci é considerada essencial quer para cumprir a receita que a troika exige com privatizações, quer para assegurar que o défice público fique abaixo da meta, também definida pela troika, de cinco por cento.

Em destaque

Subir