Cultura

Regresso ao top: Morte de Amy Winehouse gera fenómeno de venda

As vendas de álbuns de Amy Winehouse dispararam. Segundo a Billboard 200, desde a morte da cantora britânica vendeu-se mais do que nos primeiros seis meses do ano. Pela Internet, foram compradas mais de 55 mil cópias, o que contrasta com os 44 mil do primeiro semestre de 2011.

É um fenómeno normal, que acontecera com Michael Jackson: a morte de uma estrela provoca a venda de álbuns que fazem parte da discografia, com natural destaque para os mais célebres. Amy Winehouse não foi exceção à regra e os seus discos – sobretudo ‘Back to Black’ – registaram uma enorme procura.

E essa procura é quantificada. Segundo a Billboard 200, desde a morte de Amy e até domingo foram vendidos mais álbuns do que em todos os primeiros seis meses do ano. A partir de 17 de julho, Winehouse vendeu mais de 50 mil cópias, em contraste com os 44 mil dos primeiros seis meses de 2011.

O disco ‘Back to Black’ regressou ao topo das tabelas e impulsionou o salto de Amy. Só este álbum vendeu 37 000 cópias pela Internet desde a morte da cantora. Na semana anterior, foram comercializadas apenas mil…

No que diz respeito aos singles, ‘Rehab’ foi o que reuniu a preferência dos fãs: 34 mil compras pela Internet, de um total de 111 mil singles vendidos por via digital. Há uma semana, neste capítulo, a cantora não ultrapassou as 5000 cópias.

Quando terminar a semana, os relatórios da Billboard 200 (que analisam os sete dias) deverão demonstrar uma maior expressão nesta corrida aos álbuns da cantora. As vendas continuam em ritmo elevado.

Em destaque

Subir