Economia

Fitch baixa credibilidade da banca espanhola e abre portas à ajuda exterior

fitchO governo de Mariano Rajoy persiste no não recurso à ajuda financeira, sendo a situação da dívida espanhola cada vez mais preocupante. Desta vez foi a agência de rating Fitch a colocar a credibilidade dos bancos espanhois perto do lixo, passando da classificação A para a BBB, uma descida de três níveis.

A Europa parece estar mesmo a entrar em ‘colapso’. Portugal, Grécia e Irlanda já recorreram à ajuda financeira internacional e a instabilidade e a falta de credibilidade na Europa mantêm-se.

Espanha, que no momento encontra-se numa situação preocupante, com a falta de capital para a restruturação da banca do país e a persistência em não recorrer à ajuda externa, fizeram o país perder pontos junto das agências de rating.

A americana Fitch decidiu retirar a acreditação espanhola, baixando a sua classificação em três pontos, ou seja, de um A (classificação máxima) para um BBB, deixando esta quase perto do ‘lixo’, aproximadamente a dois pontos. 

A justificação da empresa americana é o elevado custo da restruturação do sistema financeiro espanhol, apontando para um financiamento estimado ente 60 mil e 100 mil milhões de euros, correspondendo este a cerca de seis por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, ou no pior dos casos a nove por cento.

Os americanos acreditam na vulnerabilidade do sistema e na continuidade da recessão, a qual só poderá atenuar suavemente em 2013.

Num dia assinalado pela colocação de dois milhões de títulos da dívida em obrigações, Espanha deparou-se com este cenário catastrófico, o qual leva as entidades especializadas a pensar que provavelmente o governo espanhol não se livrará do recurso à ajuda financeira.

Em destaque

Subir