Nas Notícias

Alzheimer: fracasso na fase final leva laboratórios Pfizer e Johnson & Johnson a suspenderem ensaios clínicos

alzheimerA cura para o Alzheimer é um dos ‘graal’ da indústria farmacêutica, com vários laboratórios a tentarem inovar. É o caso da Pfizer e da Johnson & Johnson, empresas que ontem anunciaram a suspensão dos ensaios clínicos, que já estavam em fase final, devido ao fracasso nas investigações.

Dois estudos sobre a molécula Bapineuzimab não demonstraram grande influência na evolução das capacidades cognitivas ou funcionais de pacientes com Alzheimer (de forma leve ou moderada), levando os laboratórios Pfizer e Janssen Alzheimer Immunotherapy (este uma filial da Johnson & Johnson) a anunciarem, ontem, o abandono destas investigações.

Ambos os ensaios encontravam-se na fase final, mas a falta de evolução na luta contra o Alzheimer ditou o fim dos estudos. Um final mais drástico do que o ocorrido a 23 de julho, quando os laboratórios da Johnson & Johnson admitiram o fracasso nos estudos sobre o ApoE4, um gene que aumenta as hipóteses de degeneração celular: estes ensaios também se encontravam na fase três, mas o gene continuará a ser uma das principais bases da investigação.

A empresa admitiu que a “suspensão do estudo clínico em fase três do Bapineuzimab intravenoso para (a forma) leve a moderada do mal de Alzheimer” coloca um fim num processo que custou entre 300 a 400 milhões de dólares.

Em destaque

Subir