Nas Notícias

Avião submerso ao largo de Faro vai ser transformado em atração turística para mergulhadores

ilha de faroUm bombardeiro do tempo da II Guerra Mundial vai ser transformado num ‘museu’ para mergulhadores. O avião está submerso ao largo de Faro e um consórcio local quer criar um polo de mergulho com um percurso de 250 metros, para visitas aos destroços e visualização da fauna marinha.

Um bombardeiro norte-americano que, no ano de 1943, caiu ao largo de Faro vai ser transformado numa atração turística para mergulhadores. A ideia partiu duma escola da especialidade, a Hidroespaço, que em conjunto com o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve quer promover o projeto “Ecosub”, uma espécie de museu subaquático.

O objetivo é criar um polo de mergulho, equipado com cabos guia e cinco placas identificativas, na envolvência dos destroços do “Liberator PB4Y”, um avião datado do final da II Guerra Mundial. Desta forma, os mergulhadores poderão visitar o antigo bombardeiro e apreciar a fauna marinha, ao longo de um percurso com o comprimento de 250 metros.

A história do antigo bombardeiro foi revelada no “Aterrem em Portugal”, o livro onde o jornalista Carlos Guerreiro documenta o resgate, feito por um barco de pesca algarvio, de parte da tripulação norte-americana.

Em destaque

Subir