Fórmula 1

Alonso mais rápido no terceiro dia de testes em Barcelona

f alonsoFernando Alonso cotou-se como o piloto mais rápido no terceiro dia de testes de Fórmula 1 que estão a decorrer em Barcelona, ao efetuar uma volta ao circuito de Montmeló em 1m21,875s. Para tal o espanhol da Ferrari recorreu a um jogo de pneus macios, batendo Nico Hulkenberg por pouco mais de duas décimas.

Num dia marcado pelas temperaturas mais baixas desde que se iniciaram os ensaios no traçado catalão, Alonso conseguiu completar 97 voltas, entre simulações de corrida e qualificação, utilizando diferentes quantidades de combustível e configurações aerodinâmicas no novo F138.

“Hoje concentramo-nos na comparação dos compostos, começando com a mistura macia e passando para a mais dura Hard. A pista estava mais fria do que ontem, especialmente na parte da manhã, o que tornou mais difícil para adaptar o carro e encontrar o nível de aderência direita”, começou por contar o piloto espanhol.

f alonso510

“Tentamos várias configurações aerodinâmicas e, pela primeira vez, fizemos algumas mudanças na afinação para obter uma boa compreensão dos pneus e da sua degradação. Com todas as mudanças que fizemos o carro reagiu como esperava, e foi útil para testar configurações diferentes, especialmente para entender a direção que precisamos de seguir na próxima semana”, acrescentou Fernando Alonso.

Hulkenberg também trabalhou diversas afinações no Sauber, efetuando um total de 91 voltas, a melhor das quais lhe proporcionou a segunda marca do dia, quase 30 centésimas melhor que a conseguida por Romain Grosjean, que procurou recuperar o tempo perdido pela Lotus na véspera com os problemas sentidos por Kimi Raikkonen, Daí que o francês tenha totalizado 119 voltas.

Nico Rosberg voltou ao ‘cockpit’ do Mercedes, para trabalhar essencialmente a fiabilidade do W04, não tendo o menor problema ao longo das 108 voltas realizadas ao circuito de Montmeló. A melhor das quais lhe proporcionou a quarta marca.

Já o quinto registo foi para Pastor Maldonado, que dividiu tarefas com o novo recruta da equipa, Valtteri Bottas, num dia em que a Williams experimentou diversas configurações da asa dianteira no FW35. O venezuelano totalizou 79 voltas, contra 68 do finlandês, que foi apenas duas décimas mais lento do que o sul-americano.

A McLaren teve um começo do dia com problemas, com o MP4-28 a passar muito tempo nas boxes antes de Jenson Button conseguir fazer turnos consistentes e completar 71 voltas.

webber box510

Já Mark Webber pôde realizar todo o programa pré estabelecido pela Red Bull, apesar de pequenos ‘gremilins’ de juventude no novo RB9. De manhã o australiano fez turnos mais curtos, para à tarde fazer uma simulação de corrida e treinar ‘pit stops’.

O australiano demonstrou um ritmo bastante constante com as misturas médias de pneus da Pirelli, que sexta-feira deverão ser substituídas pelas misturas de chuva, já que se espera por forte precipitação no Circuito da Catalunha.

Em destaque

Subir