Mundo

Alerta nos EUA: Ameaça “credível” a 11 de setembro em Nova Iorque ou Washington

Uma ameaça de atentado em Nova Iorque e Washington, considerada credível pelos Estados Unidos, está a preocupar a Casa Branca. O ataque é anunciado para 11 de setembro: uma explosão de um carro. O FBI já está a investigar.

Uma ameaça anónima, mas considerada credível, aumentou as preocupações da Casa Branca, no dia das comemorações do 10.º aniversário do 11 de setembro. A dois dias da homenagem às vítimas, o presidente da Câmara de Nova Iorque ordenou o reforço das medidas de segurança na cidade.

Além da ameaça permanente que recai sobre os EUA, há a homenagem no Ground Zero, espaço de culto e de homenagem (com muito significado para os norte-americanos). Por outro lado, existe o ‘fantasma’ de Bin Laden. A al-Qaeda ainda não vingou a morte do seu líder e 11 de setembro de 2011 seria uma data de eleição.

Os Estados Unidos estão em alerta máximo e o departamento de segurança interna já fez saber que não vai desvalorizar a força daquela organização terrorista.

“Algumas informações revelam uma ameaça específica e credível. Nesse sentido, será feita uma análise permanente a todas as suspeitas, sendo que não hesitaremos em tomas as medidas necessárias”, revela este departamento.

No próximo domingo, os Estados Unidos recordam o mais cruel atentado da história e homenageiam as vítimas. Morreram 2996 pessoas (de 70 países) entre as quais os 19 responsáveis pelo desvio dos dois aviões, que embateram torres gémeas do World Trade Center.

Em destaque

Subir