Nas Notícias

Alerta amarelo na costa e quatro barras fechadas devido à agitação marítima

mar_agitado_molhe_douroO mau estado do tempo levou o Instituto de Meteorologia a emitir um costa amarelo para a zona costeira de Portugal, no norte e no centro. Prevê-se mais um dia de forte ondulação marítima, o que levou ao encerramento de quatro barras costeiras. Outras quatro barras costeiras estão condicionadas.

Águas agitadas em Portugal Continental levaram o Instituto de Meteorologia a lançar um alerta amarelo para a costa portuguesa, com exceção do sul e das ilhas. O mau tempo também levou ao fecho de quatro barras, em Caminha, em Vila Praia de Âncora, na Póvoa de Varzim e em São Martinho do Porto.

Além do fecho destas barras há outras quatro que se encontram com fortes condicionamentos, no norte (junto ao Douro e em Vila do Conde) e no centro do país (em Aveiro e na Figueira da Foz). Preveem-se ondas com três a quatro metros, nestas regiões de Portugal Continental.

Os barcos só têm permissão para navegar três horas antes e depois da Preia Mar, em vila do conde. Já no Douro, na Figueira da Foz e em Aveiro, a limitação atinge as pequenas embarcações: onze metros nas duas primeiras e 35 na terceira.

Já o sul escapa aos avisos do Instituto de Meteorologia, que antevê ondas que não ultrapassam um metro. As 13 restantes barras portuguesas e a costa da Madeira e dos Açores não têm qualquer restrição à navegação.

Em destaque

Subir