Nas Notícias

AJDP desafia jovens com diabetes para um dia cheio de aventura

criancas v2Escalada, Rappel CanoRaft – estes são alguns dos desafios que a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza a 22 de maio, no Portinho da Arrábida, com o objetivo de mostrar aos jovens com diabetes que a doença não é uma barreira à aventura e diversão.

A AJDP, em conjunto com a Wind, agenda para dia 22 de maio várias atividades físicas ao ar livre, destinadas aos jovens com diabetes.

A partir das 10h00, na Arrábida, decorre uma manhã de jogos na praia e nas montanhas. Após um piquenique de partilha e convívio têm início, pelas 14h30 as atividades radicais, onde os jovens podem escolher entre Escala e Rappel, circuito de obstáculos, ou um percurso de CanoRaft ao longo das enseadas da serra da arrábida com percurso pedestre.

A presidente da AJDP, Paula Klose, refere que “envolver os jovens com diabetes em atividades de aventura, motiva-os a superar o preconceito que tantas vezes têm face à diabetes”.

“Percebem que não têm limitações e, por estarem em grupo, convivem e partilham experiências. Para além da componente social estão a fazer desporto, o que ajuda a controlar os níveis de glicemia, conseguindo benefícios ao nível da saúde”, acrescenta.

As inscrições estão abertas até dia 19 de maio, através deste contacto de email.

A diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.

A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que, em Portugal,  13,1 por cento dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7 por cento).

Segundo dados do Relatório ‘Diabetes: Factos e Números’ de 2014, do Observatório Nacional da Diabetes, a diabetes tipo 1 afetava, naquele ano, 3365 indivíduos até os 19 anos (0,16 por cento da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008. Em 2014 foram detetados cerca de 18 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre 0-14 anos.

Em destaque

Subir