Mundo

Águia nazi abre guerra diplomática entre Alemanha e Uruguai

aguia naziO Uruguai quer vender uma águia de bronze de um barco naufragado no rio da Prata. Só que esse barco era o ‘Almirante GrafSpee’, um navio de guerra da Alemanha nazi. O (atual) Governo alemão quer impedir o leilão para que o símbolo não vá parar a um seguidor de Hitler.

A 13 de dezembro de 1939, a II Guerra Mundial chegava (pela única vez) à América do Sul: o navio de guerra alemão ‘Almirante GrafSpee’ foi afundado no rio da Prata, no decurso de uma batalha na Baía de Montevideu, no Uruguai.

Passados 75 anos, rebenta uma nova guerra, agora diplomática, entre a potência europeia e o país sul-americano.

Desde 2010 que o Uruguai quer vender, através de leilão, a maciça águia de bronze que servia de estandarte ao navio de guerra alemão. Só que os alemães estão contra…

O atual ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Guido Westerwelle, resumiu o problema: a opção pelo leilão pode permitir que um dos mais importantes símbolos do período nazi vá parar às mãos de um adorador de Hitler ou do III Reich.

“Queremos evitar que os símbolos nazis sejam comercializados”, explicou Westerwelle: “É a única forma de evitar o enaltecimento dos ideais nazis”.

Em destaque

Subir