Economia

África: Nigéria apresenta-se como a maior economia, apesar dos milhões de pobres

nigeria 210nigeriaA Nigéria anuncia que, com um PIB de 510 mil milhões de dólares, é a maior economia do continente africano. As autoridades nigerianas assumem ter ultrapassado a África do Sul apesar da maioria da população viver com menos de dois dólares por dia.

A Nigéria passou de um produto interno bruto (PIB) de 453,9 mil milhões de dólares, em 2012, para os 510 mil milhões registados no ano passado.

O indicador, apresentado pelo chefe do Gabinete Nacional de Estatística, Yemi Kale, coloca o país como a maior economia de todo o continente africano, superando até a África do Sul.

Nova fórmula de cálculo

As autoridades da Nigéria salientaram ainda que o modelo de cálculo do PIB foi adaptado a uma nova metodologia, no âmbito de recomendações anteriores de técnicos das Nações Unidas.

Essa nova fórmula de cálculo, com períodos de medição de cinco anos, serve para uma melhor demonstração da evolução da produção e do consumo. Na Nigéria, o método utilizado tinha sido estabelecido em 1990.

O PIB reflete assim o crescimento nigeriano em setores como a indústria do cinema (a que chamam “Nollywood”) e as telecomunicações, permitindo um “panorama mais realista” da Nigéria aos investidores estrangeiros.

O entusiasmo das autoridades nigerianas já foi travado por vários analistas económicos.

A maioria dos especialistas lembra que o PIB não pode ser analisado isoladamente. Quando aplicado a fatores como o número de habitantes ou as infraestruturas, o PIB da África do Sul continua a liderar no ‘continente negro’.

O país que se assume como um dos ‘motores’ do desenvolvimento em África é o mesmo onde falta infraestruturas, a corrupção é um mal generalizado, a água potável não está acessível a todos e onde os problemas ambientais, derivados sobretudo da exploração petrolífera, são uma constante.

Na Nigéria com um PIB de 510 mil milhões de dólares, a maioria dos mais de 170 milhões de habitantes sobrevive com menos de dois dólares por dia.

Em destaque

Subir