Mundo

África do Sul: Massacre policial mata vários mineiros em greve

policia africa sulMais de uma dezena e meia de mineiros em greve foram mortos, esta quinta-feira, pelas forças policias sul-africanas, junto à mina de platina de Marikana, a cerca de 100 quilómetros de Joanesburgo. O massacre, filmado por um jornalista da Reuters, está ser divulgado em todos os meios de comunicação e redes sociais.

Não existe ainda um número determinado de mortos, mas podem ter sido quase duas dezenas, os mineiros assassinados durante um confronto entre os grevistas de um mina de platina e as forças policiais sul-africanas. O incidente ocorreu após um ultimato da polícia ter sido ignorado pelos manifestantes, que traziam consigo machetes e mocas.

Fontes citadas pela BBC admitiram que, durante os confrontos, vários grevistas atiraram projeteis, cocktails molotov e granadas à polícia, tendo esta respondido com disparos de balas reais, provocando, segundo a agência de notícias SAPA, um grande número de vítimas.

Uma equipa da Reuters que acompanhava o protesto registou as imagens do massacre, onde se podem ver vários corpos prostrados no chão, no meio de poças de sangue.

O palco dos confrontos, uma mina situada a 100 quilómetros de Joanesburgo, tem assistido, nos últimos dias, a uma disputa salarial intensa, exacerbada pela rivalidade entre os sindicatos mineiros da região.

Os responsáveis da Lonmin, empresa detentora das minas, recusaram comentar os incidentes, afirmando apenas ter-se tratado de uma “operação policial.” Poucos dias antes do protesto, a empresa tinha ameaçado os mineiros com o despedimento, caso avançassem para o processo de greve.

A violência deste massacre já é considerada a mais grave na África do Sul, desde o fim do Apartheid.

https://www.youtube.com/watch?v=meqSjgMKv-I

Em destaque

Subir