Insólito

Afeganistão: Com uma só bala, ‘sniper’ britânico elimina seis talibãs

sniper 210sniperUm jovem ‘sniper’ britânico só precisou de um tiro para matar seis talibãs, em Kakaran, no Afeganistão. A proeza foi conseguida porque a bala disparada pelo atirador, de 20 anos, acertou em cheio num colete com explosivos, a 850 metros de distância.

Um militar britânico pode orgulhar-se de precisar de apenas um tiro para matar seis alvos: e não é piada de caçador ou pescador…

O caso passou-se em dezembro, numa operação realizada em Kakaran, no sul do Afeganistão, mas só hoje é que Telegraph revelou a história.

O militar em causa é um ‘sniper’ (um atirador furtivo), com 20 anos de idade, que terá acertado em cheio no detonador do colete com explosivos que era utilizado pelo talibã que alvejou, a uma distância de 850 metros.

O alvo “estava a usar um colete” e “estava a colocar-se numa posição de ataque”, narrou o tenente-coronel Richard Slack: “o ‘sniper’ disparou e ele explodiu”.

“Houve uma pausa nas comunicações por rádio e o sniper disse ‘acho que alvejei um bombista suicida’. Os restantes foram mortos na explosão”, acrescentou o oficial.

Os militares britânicos acreditam que o jovem atirador terá impedido um ataque suicida de larga escala: além dos explosivos no colete, foi encontrado um segundo engenho, com cerca de 20 quilos de explosivos, nas proximidades do local onde se encontravam os talibãs.

A identidade do ‘sniper’ não é revelada, mas será o mesmo que, na primeira missão (também no Afeganistão), matou um talibã que operava uma metralhadora, a uma distância de 1340 metros, com um único tiro.

Em destaque

Subir