Mundo

Afeganistão: Ataque da Nato em Kunar mata cérebro da al-Qaeda em solo afegão

afeganistaoO número dois da al-Qaeda no Afeganistão, Sakhr al-Taifi, foi morto pelas forças da Nato, durante uma operação aérea que decorreu na província de Kunar, segundo adianta a Aliança Atlântica. A operação travou um dos cérebros da rede terrorista.

Sakhr al-Taifi foi morto numa intervenção da Nato, que decorreu no domingo mas só hoje foi anunciada. O número dois na hierarquia da al-Qaeda em solo afegão encontrava-se na província de Kunar, onde ocorreu um ataque aéreo “bem sucedido”.

A Aliança Atlântica congratulou-se com o facto de ter anulado mais um importante símbolo da al-Qaeda. O saudita Sakhr al-Taifi, conhecido por Mushtaq ou Nasim, liderava os insurgentes estrangeiros, segundo a Nato, e levou a cabo diversos ataques contra as tropas da coligação e as forças do Afeganistão.

No mesmo comunicado onde anuncia esta morte, a Nato revela também que Sakhr al-Taifi viajava com frequência ao Paquistão, para equipar a célula da al-Qaeda à qual pertencia, com todo o material necessário, desde armamento e terroristas da organização.

Além de Sakhr al-Taifi morreu também outro operacional da al-Qaeda, que a aliança não identifica, mas que não tinha tanta importância na hierarquia. A Nato acredita que os principais terroristas da rede que era liderada por Bin Laden estão no Paquistão.

Este ataque da Nato surge um dia depois de a mesma força ter provocado a morte a uma família de oito pessoas, sendo que seis das vítimas são crianças, segundo a agência France Press.

O incidente grave ocorreu na sequência de um bombardeamento que destruiu a residência da família, em Paktia, leste do Afeganistão,

Em destaque

Subir