Cultura

Acredita que deram um milhão de euros por esta foto?

BatataÉ, como dizem os norte-americanos, uma foto de um milhão de dólares. Até um pouco mais, feito o câmbio. Segundo Kevin Abosch, um magnata europeu (que pediu o anonimato) pagou um milhão de euros (ou 1.074.003,75 dólares) por esta fotografia de uma batata.

O negócio foi revelado pelo próprio Kevin Abosch, um fotógrafo mais conhecido por trabalhar com celebridades como Johnny Depp, Dustin Hoffman, Stephen Spielberg e Yoko Ono.

De acordo com o artista, um magnata europeu não resistiu aos encantos da imagem, que decorava a casa de Kevin Abosch em Paris, e fez uma proposta que o fotógrafo não podia recusar.

“Eu vejo pontos comuns entre os humanos e as batatas para expressar a nossa relação como indivíduos que fazem parte de uma espécie coletiva. Geralmente, a vida de uma batata colhida é violenta e tomada como garantida. Eu mostrei esta batata como uma procuração para um estudo ontológico da experiência humana”, descreveu o artista.

A batata que vale um milhão de euros é uma imagem de 162 por 162 centímetros, composta por um tubérculo que sobressai de um fundo negro, realçado por uma única fonte de luz.

O título da obra artística, datada de 2010, é ‘Potato #345’.

No currículo de Kevin Abosch consta também a fotografia de um copo com leite: para uns está meio vazio, para outros está meio cheio.

Em destaque

Subir