TV

A vespa que devora almas e as novas 138 espécies do Mekong (vídeo)

Ao longo do ano passado foram descobertas 139 novas espécies na região do Mekong, um dos maiores rios da Ásia. A maioria são plantas, mas foram também identificados animais como uma vespa devoradora de almas e um sapo que se ‘veste’ de cor para as noitadas.

Ao longo do ano de 2014, segundo os investigadores da WWF, foram descobertas 139 novas espécies na região do Mekong, um dos rios mais importantes da Ásia e que atravessa China, Camboja, Laos, Myanmar, Tailândia e Vietname.

Se a maioria (90) das espécies foram plantas, destaca-se a descoberta de 23 novas espécies de répteis, 16 de anfíbios, nove peixes e um mamífero.

Mas é nos insetos que se encontra a grande figura de entre as 139 descobertas: a vespa devoradora de almas.

A vespa foi baptizada como ‘ampulex dementor’, ou mais simplesmente Dementor, em homenagem aos monstros popularizados na saga ‘Harry Potter’. E porquê? Porque esta vespa ataca as presas (geralmente baratas) com um veneno que as transforma em zombies, ‘sugando-lhes a alma’.

Capaz de se mover mas não de controlar os movimentos, a presa é então levada para um local seguro, onde a vespa Dementor se delicia com a refeição.

Quem também chamou a atenção foi o sapo que, para ‘curtir’ a noite, não se inibe de usar cores chamativas.

Durante o dia, o ‘gracixalus lumarius’, ou sapo espinhoso que muda a cor, é apenas castanho, como muitos outros ‘primos’. Porém, à noite exibem as cores amarela e rosa.

Refira-se ainda que este sapo foi baptizado como ‘espinhoso’ devido aos espinhos brancos nas costas dos machos, interpretado pelos biólogos como uma característica usada pelas fêmeas para identificar a melhor altura para procriar.

Mas houve mais animais a chamar a atenção, como o ‘hypsugo dolichodon’ (morcego das presas longas), a ‘lycodon zoosvictoriae’ (cobra do ataque de lobo), a ‘sirindhornia genus’ (mariposa rainha da Tailândia) e o tylototriton shanorum (crocodilo tritão).

O ‘phryganistria heusii yentuensis’ merece um parágrafo só para ele: afinal, é o segundo inseto mais comprido do mundo, medindo 54 centímetros.

Em destaque

Subir