Ciência

A Terra está em perigo: ESA avalia 500 asteróides como ameaça potencial

asteroide_contra_a_terra

A Agência Espacial Europeia fez uma avaliação dos perigos potenciais que ameaçam o nosso planeta e calculou que há 500 asteróides que colocam a Terra em risco. Para prevenir, há dois planos em estudo: parecem obra de ficção científica, mas são bem reais.

A Terra está em perigo, mas tenha calma, também não é para amanhã…

De acordo com uma estimativa da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla internacional), hoje divulgada publicamente, há 500 asteróides classificados como potencial ameaça ao nosso planeta.

“Estão identificados cerca de 500 objetos próximos da Terra que poderiam, dentro de 100 anos, eventualmente, tocar a Terra”, alertou Detlef Koschn.

Na mesma declaração, o responsável pelo departamento da ESA que estuda os asteróides apressou-se a desdramatizar o cenário, referindo que “a probabilidade” dessa ameaça se concretizar “é muito baixa, em alguns casos de um em um milhão”.

Ainda assim, caso essa “probabilidade” se transforme numa realidade, a agência europeia tem duas opções “viáveis” para salvar a Terra.

Ambas, porém, parecem pertencer mais ao domínio da ficção científica, como a provocação de “um acidente de movimento cósmico”, segundo Detlef Koschn.

“Imagine um veículo (que é o asteróide) e um outro veículo (que é a nossa ferramenta), colidindo com ele e deslocando-o da sua trajetória”, explicou o técnico da ESA, citando mesmo o filme ‘Armageddon’ como exemplo: “É mais fácil quando é o Bruce Willis a fazê-lo”.

“A segunda solução”, continuou, “é destruir o asteróide com a ajuda de uma explosão nuclear”.

Em destaque

Subir