Nas Notícias

A macaca Charlotte foi ‘desbatizada’ para evitar ‘vingança’ britânica

macaca_charlotte

O Takasakiyama Zoo já pediu desculpa por ter batizado uma macaca, recém-nascida, como Charlotte, o mesmo nome da nova princesa britânica. Os responsáveis do zoológico japonês quiseram evitar que um macaco britânico recebesse o nome de um membro da família imperial do Japão.

Uma homenagem bem intencionada gerou uma macacada que esteve perto de criar um conflito diplomático entre duas das mais importantes monarquias do mundo, a britânica e a japonesa.

Tudo começou com uma tradição do Takasakiyama Zoo, no Japão, em deixar que os visitantes escolham o nome (por votação) dos primeiros bebés de cada espécie.

Ontem era a vez de ser votado o nome de uma macaca-japonesa. Com 59 dos 853 votos registados (segundo a NTV News 24), a bebé foi batizada como Charlotte, em homenagem à princesa britânica que nasceu no sábado e que se chama Charlotte Elizabeth Diana.

“Perguntámos ao público e Charlotte tornou-se repentinamente a opção mais popular”, salientou um dos tratadores, citado sem identificação pela AFP.

Mas a escolha não tardou a tornar-se polémica. O zoológico foi inundado de protestos contra o “desrespeito” de usar o nome da princesinha para denominar uma macaca.

“Após divulgar o nome, fomos inundados por chamadas telefónicas e emails de pessoas que consideram pouco conveniente” a escolha, reforçou o mesmo funcionário.

Muitas das críticas, referia o Japan Times, questionavam como iria reagir o Japão caso um zoológico britânico batizasse um macaco com o nome de um dos elementos da família imperial que governa o país.

De acordo com a agência Kyodo News, o Takasakiyama Zoo não demorou a ‘desbatizar’ a macaca e emitiu um pedido de desculpa público.

No mesmo comunicado, a instituição terá acrescentado que vai abrir uma nova votação para escolher o nome da ex-Charlotte.

Em destaque

Subir