Nas Notícias

Heroína e cocaína provocam danos no cérebro semelhantes a Parkinson

cerebro Estudo de investigadores da Universidade de Coimbra conclui que a heroína e a cocaína provocam danos no cérebro semelhantes a doenças neurodegenerativas como Parkinson. Também a marijuana pode alterar células e estruturas cerebrais.

Segundo um estudo de investigadores do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, a heroína e a cocaína provocam danos no cérebro semelhantes à doença de Parkinson.

Aquelas drogas podem levar a alterações nas estruturas no cérebro e nas células neuronais, parecidas com as que se verificam nas doenças neurodegenerativas.

E também a marijuana pode ter um efeito semelhante ao da cocaína e da heroína, no cérebro, a longo prazo.

Anteriores estudos daquela equipa de investigadores já tinham demonstrado que existiam alterações cerebrais similares, também em ratinhos, num paralelo entre os efeitos da cocaína ou heroína e os danos provocados pelas doenças neurodegenerativas, como Parkinson.

Mas os novos estudos entretanto efetuados vêm mostrar com maior nitidez que aquelas drogas podem levar a degenerescência nas estruturas cerebrais, provavelmente irreversíveis.

Esta investigação do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra foi realizada em células de ratos de laboratório.

A fase seguinte será analisar o comportamento daquelas drogas noutros animais.

A equipa de investigadores aguarda financiamento para dar seguimento ao trabalho, segundo explicou Catarina Resende de Oliveira, do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, em declarações ao Diário de Notícias.

 

Em destaque

Subir