Nas Notícias

A canábis tem um risco de morte inferior ao álcool e ao tabaco

cannabis Uma equipa de cientistas analisou várias substâncias tóxicas e concluiu que a canábis é a ‘mais saudável’, em especial quando comparada com ‘drogas legais’ como o álcool e o tabaco. O risco de morte associado a um cigarro é 114 vezes superior ao apresentado pela erva.

A pergunta clássica de um ‘bartender’ – “Qual é o seu veneno?” – tem agora uma resposta científica que é surpreendente.

Numa análise a um conjunto de substâncias tóxicas, que incluíram estupefacientes e ‘drogas legais’ (como o álcool e o tabaco), a que apresentou menos riscos para a saúde foi a canábis.

De acordo com o estudo, cujo resumo foi publicado na Scientific Reports e tem sido citado pelo The Independent, a erva é ‘mais saudável’ do que outras substâncias permitidas por lei, nomeadamente o álcool e o tabaco.

O risco de mortalidade (calculado através da comparação de doses letais de cada substância tóxica com a quantidade usualmente consumida) associado à canábis foi o mais baixo entre todas as substâncias analisadas.

Embora desaconselhem o uso de canábis, os investigadores admitem que faz menos mal do que o álcool e o tabaco.

Como comparativo, refira-se que o cigarro apresentou um risco de mortalidade que foi 114 vezes superior ao da erva.

No mesmo estudo foram analisadas outras drogas, como heroína, cocaína e metanfetamina, cujos resultados desaconselham em absoluto o consumo.

A investigação foi realizada por Dirk Lachenmeier, especialista em química de alimentos e toxicologia da Universidade de Karlsruhe (Alemanha), e Jürgen Rehm, diretor do Centro de Saúde Mental e Vícios de Toronto, no Canadá.

Em destaque

Subir