Nas Notícias

A cada hora que passa há sete condutores multados por usar telemóvel

conduzir_telemovelMédia de infrações relacionadas com o uso do telemóvel durante a condução é de 163 multas diárias, de acordo com dados relativos ao último trimestre. São sete condutores multados a cada hora que passa.

O uso do telemóvel durante a condução é punível por lei e considerado uma contra-infração grave, desde o ano de 2005. Segundo o Código da Estrada  pode levar ao pagamento de uma multa que varia entre os 120 a 600 euros. No entanto, há muitos condutores que continuam a fazer o uso indiscriminado do telemóvel.

Um estudo revelado pelo Jornal de Notícias aponta para as 163 multas diárias durante o último trimestre, sendo que as autoridades nacionais emitiram 14 469 autos, número este que se traduz numa média de sete multas por hora.

Os dados dos últimos anos não são nada animadores, visto que têm aumentado ligeiramente as multas aos condutores, ñão obstante a redução do número de veículos que circulam nas estradas.

Só em 2011, registaram-se 57 905 autos, mais 4905 casos do que em 2010. E em 2009, os números apontavam para os 45 mil. Feitas as contas, verifica-se um aumento de cerca de 28 por cento das coimas relativas ao uso do telemóvel durante a condução.

Em destaque

Subir