Nas Notícias

PS: “Austeridade provoca taxa de desemprego elevada”, acusa Laranjeiro

miguel_laranjeiro_psPS aponta um culpado do crescimento da taxa de desemprego, em fevereiro: o Governo. “As políticas de austeridade geram aumento do desemprego”, sustenta Miguel Laranjeiro. O deputado socialista acusa o executivo de “insensibilidade social”, no dia em que o Eurostat elevou a fasquia do desemprego em Portugal para os 15 por cento.

O número de desempregados continua a crescer, em Portugal, de acordo com números divulgados hoje pelo Eurostat. Em fevereiro, a taxa de desemprego atingia os 15 por cento, o que coloca Portugal no pódio dos países com mais pessoas sem emprego, na União Europeia (UE). Só Espanha (com 23,6) e Grécia (21 por cento) têm piores registos do que Portugal.

O Partido Socialista reagiu a estes números. De acordo com Miguel Laranjeiro, o PS “avisou que este cenário se iria colocar”. O deputado aponta o Governo de Passos Coelho como culpado da “chaga social mais grave”.

“Este desemprego recorde de 15 por cento não é surpresa para o PS, que avisou que esta realidade se iria verificar. É um efeito das políticas de austeridade, recessivas, que geram aumentos de taxas de desemprego”, sublinha o deputado.

Estes números de fevereiro do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, apontam ainda um crescimento no desemprego na população jovem, cuja taxa é agora de 35,4 por cento, mais 0,3 pontos do que em janeiro.

Mais do que culpar o Governo pelo crescimento da população desempregada, Miguel Laranjeiro acusa Passos Coelho e seus pares de “virar as costas a mais de 1,2 milhões de pessoas que perderam o emprego”.

Os dados do Eurostat relativamente à Zona Euro apontam 10,8 por cento de desempregados, o que representa uma tendência de manutenção do número de cidadãos sem emprego. Num olhar aos 27 países que compõem a UE, há um ligeiro crescimento de 0,1 por cento.

Em destaque

Subir