Insólito

Confundiram dentadura com tumor e operaram octogenário

medicos cirurgia Aos 86 anos, João Costa Alves foi alvo de uma operação, depois de ter desmaiado, em Matosinhos. Depois de exames que revelaram um (falso) tumor na laringe, o octogenário foi sujeito a uma intervenção cirúrgica. Os médicos acabaram por verificar que o tumor era, afinal, uma parte de uma dentadura. A família do paciente decidiu avançar com uma queixa. No entanto, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos defende-se, alegando que o resultado dos exames “era compatível com suspeita de tumor na laringe”, escreve o JN, que teve acesso ao processo. A prática clínica é considerada correta e o resultado da cirurgia é classificado de “bom”.

João Costa Alves, de 86 anos de idade, desmaiou na rua no passado dia 30 de maio e foi transportado pelos bombeiros locais para o Hospital Pedro Hispano, onde permaneceu internado durante dois dias, segundo conta o Jornal de Notícias.

O idoso apresentava um quadro de dificuldades respiratórias e foi sujeito a exames, que detetaram um tumor na laringe.

No entanto, na operação cirúrgica, os médicos acabaram por ser surpreendidos e encontraram uma parte de uma dentadura, que foi removida.

A família do paciente decidiu processar o hospital. Segundo alegam, João Costa Alves é vítima de “grosseira negligência médica”, que provocou “um buraco na garganta”.

Em virtude da idade do homem, foi pedido ao Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto uma produção antecipada de prova, processo ao qual o Jornal de Notícias teve acesso.

A família do paciente defende que houve “negligência, mas a Unidade Local de Saúde de Matosinhos alega que o resultado dos exames “era compatível com suspeita de tumor na laringe”, escreve o JN.

A prática clínica é considerada correta, pela unidade de saúde, e o resultado da cirurgia é classificado de “bom”. Segundo suspeitaram os médicos, o tumor na laringe teria cerca de três centímetros.

Porém, removeram uma parte da dentadura de João Alves, que foi entregue “num envelope” a uma das filhas, por “uma enfermeira”.

Em destaque

Subir