Fórmula 1

Fórmula 1: Qualificação em Austin alterada e com Sebastian Vettel

F1austinQualifs114F1austinQualifs114 600Face às ausências de Caterham e Marússia, e consequente redução do pelotão da Fórmula 1 para 18 carros no Grande Prémio dos Estados Unidos, a qualificação deste sábado em Austin foi alterada, de modo a que apenas uma dezena de pilotos continue a aceder à terceira e derradeira sessão.

Assim, em vez de seis serão apenas os quatro piores os pilotos eliminados nas primeira e segunda qualificações, segundo decisão homologada pelos comissários desportivos presentes no circuito das Américas.

Problemas sentidos no motor (unidade de potência) do Red Bull de Sebastian Vettel chegaram a sugerir que o campeão do mundo não participaria na qualificação, pois à luz dos regulamentos os pilotos podem usar até seis unidades ao longo da temporada. Ultrapassado esse limite a penalização é a perda de 10 lugares na grelha de partida.

Tendo sido substituída toda a unidade de potência Sebastian Vettel teria mesmo de partir das boxes para a corrida de domingo, não tomando parte na qualificação para poupar quilómetros no motor, que terá de ser o mesmo a usar nas duas últimas corridas do ano – Brasil e Abu Dhabi.

Mas agora o diretor da Red Bull veio desmentir essa possibilidade, garantindo que o campeão do mundo vai mesmo participar na qualificação. “Vai certamente participar na qualificação, mas temos de ter cuidado com os quilómetros já que tem de fazer três corridas com esta unidade”, fez saber Christian Horner.

Em destaque

Subir