Apresentações/Novidades

General Motors iniciou processo de indemnizações a vítimas de acidentes

GMindemniza214GMindemniza214 600A General Motors iniciou o processo de indemnizações às vítimas de acidentes de viação provocados por defeitos de fabricos em alguns dos seus modelos comercializados nos Estados Unidos. O maior construtor norte-americano de automóveis vai pagar pelo menos um milhão de dólares por cada vítima mortal

Convém recordar que o caso se iniciou há 10 anos, associado a mais de 50 acidentes e 13 mortes, e que os veículos em causa apresentavam defeitos na ignição, originando a recolha de quase três milhões de viaturas.

As modalidades de indemnização às famílias das vítimas foram anunciadas pelo advogado da GM, que adiantou ainda que o construtor de Detroit vai propor uma verba de 219 mil euros a cada conjuge sobrevivente e a mesma verba a dependentes das vítimas.

No plano apresentado pela General Motors estão também preistas indemnizações a pessoas que tenham sofrido lesões físicas, que implicam verbas entre os 15 mil e os 365 mil euros, consoante da gravidade dos ferimentos.

Foi também anunciado que as vítimas e as famílias das vítimas que já tinham feito um acordo com a GM sem saberem que uma peça dos veículos era defeituosa poderão receber compensações suplementares.

Os pedidos de indemnização vão ser examinados a partir de Agosto, e a General Motors terá até 180 dias para pagar aos queixosos, culminando um processo iniciado em Fevereiro, quando o construtor de Detroit chamou às suas oficinas quase três milhões de veículos com um problema no sistema de ignição que impedia a atiação dos airbags de vários modelos produzidos entre 2003 e 2011.

Em destaque

Subir