Nas Notícias

923 200 desempregados em Portugal, segundo dados do INE que Passos Coelho considera “preocupantes”

desemprego2Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, apelidou de “preocupante” a escalada do desemprego em Portugal, que continua imparável. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego chegou aos 16,9 por cento, acima das previsões do Governo. São 923 200 pessoas sem trabalho.

O desemprego é um fenómeno social que continua incontrolável. Segundo dados do INE divulgados nesta quarta-feira, há em Portugal 923 200 pessoas sem trabalho, o que constitui um recorde histórico do país.

Em comparação com o último trimestre, assinala-se um novo aumento da taxa de desemprego, que no terceiro trimestre de 2012 se quedava pelos 15,8 por cento.

Os números do INE apontam que o ano fechou com uma taxa de desemprego de 15,7 pontos percentuais, duas décimas acima das previsões do Governo.

Numa comparação anual, verifica-se que no último ano a taxa de desemprego aumentou três pontos, passando de 12,7 para 15,7 por cento.

O primeiro-ministro já comentou estes números oficiais do INE. “O desemprego é muito elevado. É a situação mais dramática que nós temos, no que diz respeito ao ajustamento económico”, reconhece Pedro Passos Coelho.

Em destaque

Subir