Nas Notícias

41 graus: Temperaturas altas levam IM a lançar alerta válido até quarta-feira

temperaturas_altasEntre hoje e amanhã, o mercúrio dos termómetros vai subir e as temperaturas em Portugal Continental atingem uma máxima de 41 graus centígrados, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia (IM). O cenário vai manter-se até quarta-feira. Treze distritos vão estar em alerta amarelo.

As previsões do IM apontam para uma subida de temperaturas, entre hoje e amanhã, sendo que os termómetros devem atingir uma máxima de 41 graus. Depois da subida de temperatura verificada nesta segunda-feira, a tendência de subida prossegue amanhã e quarta-feira.

Estas previsões do estado do tempo para segunda-feira, terça-feira e quarta-feira levaram o IM a colocar quase todo o país em alerta amarelo, devido ao calor: 13 distritos atingem este nível de alerta, sendo que Beja deverá ser o distrito com temperatura mais elevada, hoje (39 graus de máxima).

Évora não deverá ultrapassar os 38 graus, seguindo-se Lisboa, Castelo Branco e Portalegre, com 37 graus de temperatura máxima. Amanhã, Évora deve atingir os 41 graus centígrados, com Beja, Castelo Branco e Coimbra a ficarem-se pelos 39, mais um grau do que Lisboa e Braga, na lista de distritos mais quentes.

Os distritos com alerta amarelo em virtude do aumento de temperaturas que se assinala desde esta segunda-feira são: Santarém, Leiria, Coimbra (até às 20h00 de amanhã), Braga, Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Portalegre e Setúbal (até à mesma hora de terça-feira), Bragança e Vila Real (até às 20h00 de quarta-feira).

O alerta amarelo do IM é o segundo mais elevado numa escala de quadro níveis. A população – sobretudo a mais vulnerável – deve proteger-se do sol e aumentar o consumo de água.

Além do tempo quente, Portugal Continental terá céu limpo, de norte a sul do País. Também na Região Autónoma da Madeira se verificará um aumento das temperaturas mínimas. Nos Açores, as temperaturas serão bem mais amenas e não deverão superar os 25 graus centígrados.

Em destaque

Subir